<VOLTAR

 PARA FILMAR COM O TELEFONE

 1
Equipamento: Telefone celular Smartphone, Tripé, acessório para fixar o celular no tripé, microfone externo para o celular. 

 2
Roteiro ou tópicos abordando o assunto que vai tratar e filmar.

 3
 Arranje um local adequado, fundo decorado, etc.

 4
Instale a câmera. São duas possibilidades: Você vai se filmar falando, ou vai filmar outra pessoa ou assunto. Para isso, utilizar no primeiro caso a câmera frontal do celular, no segundo caso a câmera posterior do celular.

 5
 Bateria carregada. Absolutamente necessário e essencial.

 6
As memórias do telefone ficam cheias rapidamente – é preciso descarregar os vídeos frequentemente. Um notebook e um HD externo podem ser uma boa solução.

 7
Coloque o telefone no Modo Avião para não haver interrupção enquanto grava.

 8
Limpe a lente frequentemente com um pano de microfibra (ou lenço papel novo). É básico.

 9
Configure o app no telefone para filmar: Tem espaço de memória para gravar? Escolha a câmera do celular em frontal ou fundo (lembrando que a lente frontal tem menor resolução do que a(s) lente(s) principal(ais), de acordo com sua vontade. Verifique os ajustes de resolução, tipicamente na Open Camera 1920X1080p (Full HD)
 10 Tenha certeza e clareza dos ajustes da câmera (que é um aplicativo). Os ajustes mais desejados são: 1080p a 30 fps ou a 24 fps (há quem acredite que a imagem fica mais “fílmica” com 24 fps). Nem todo aplicativo permite escolher. No Android, bons são os aplicativos Cinema FV-5, a Câmera MX , o ProCapture e o Open Camera, este último é muito bom . O iPhone dispõe da Camera+, VSCO, ProMovie, ProCamera e Filmic Pro, o mais cotado. No Android, o app Camera MX permite fazer hiperlapse (mostrar uma ação longa muito rapidamente).
 11  Use o foco manual se possível.
 12   Fixe o White Balance se possível
 13   Use o menor índice ISO possível
 14 Se segura para uma câmera, portanto imagem estável. Um dispositivo para colocar o telefone num tripé é tudo de bom. Segurar o celular na mão cansa. Mas dá pra encarar, também. Movimentos suaves!
 15 Faça o enquadramento: a imagem de uma pessoa descentrada, e com o olhar voltado para a lente. Espaço entre o topo da cabeça e o topo do quadro. Não encostar a cabeça nas bordas do quadro.
 16 Coloque-se (ou a pessoa que você estiver filmando) próximo a uma janela, porém lembrando que a luz direta do sol produz sombras muito intensas – evitar!
 17 Filme com a imagem na horizontal. A regra dos terços ajuda no enquadramento, e quase todos os aplicativos permitem sobrepor no visor esse desenho.
 18 Se possível, fixe a exposição (Open Camera permite).
 19 O calcanhar de Aquiles é o som. Em lugar silencioso dá pra manter o celular até um metro de distância de um entrevistado. Com ruído, é preciso chegar bem perto. A melhor é usar microfone e gravador separado. Ou outro celular, para gravar o som, com um pau de selfie como boom. Para o android um bom gravador é o app ASR.
 20  Não use o Zoom Digital. Degrada muito a imagem.
 21 De dia ou à noite, procure lugares iluminados, colocando as pessoas sob a luz existente: Janelas, luzes existentes, ou traga uma luminária de LED portátil.
 22  Grave um trecho de teste. Verifique imagem e som
 23
Verifique o trecho de teste. Tudo ok?
 24

 Agora pode começar a gravar o seu vídeo;

Confira a exposição esteja travada;
Atenção com mudanças de luz entre planos;
Olhe (e ensine aos seus entrevistados) a olhar diretamente para a lente ou objetiva da câmera, e não para a imagem da tela;
 
Surgindo algum som ou barulho alto, dê uma pausa, espere voltar o silêncio e faça repetir a pergunta ou a resposta;
 
Posicione-se inicie a câmera, e espere três segundos antes de iniciar a gravação, para que o registro na câmera se estabilize;
 
Quando terminar de falar, você ou seu entrevistando, aguarde cinco segundos (possivelmente sorrindo) antes de desligar a câmera (para ter uma "ponta" gravada no fim, para facilitar na edição).

5 segundos: Conte mentalmente, sem correr: "1001/1002/1003/1004/1005".
 
Free Web Hosting