(Abertura)
 (Pagina 0)
 (Pagina 3)
 Página 2
 pennbra@yahoo.com
 Powerpoint de Apresentação (em Video)
 
 Assista este video e leia o artigo!
 Canon 10D Remontagem
 Smartphones vs câmeras_ qual é o melhor em 2022_.pdf
 

Boa noite a todos, é um prazer estar aqui para compartilhar conhecimentos que possam ser úteis a todos. Diante da exiguidade do tempo, pois teremos apenas dois encontros de 60 minutos cada, é necessário que trabalhemos em conjunto: Trago a minha proposta com algumas considerações, e os participantes acessam as informações no site para desenvolver os trabalhos. O sucesso desta empreitada vai depender da iniciativa de cada participante.
Um aspecto muito importante é entender que cada um de nós ao reconhecer o mundo é apanhado pela ambiguidade que este mundo lança sobre cada um de nós, como a nossa história pessoal de imbrica com o imediato choque pelo que passamos ao re-conhecer o mundo. Quando fotografamos, então, cada imagem que produzimos, quer seja cuidadosamente enquadrada, que seja feita de supetão sem cuidado algum, é um fragmento deste mundo visto por nós. E isso tem valor. Muitas vezes uma fotografia dessas, quando revista com mais cuidado, pode mostrar aspectos desse recorte ou fragmento da realidade, aspectos esses que não tínhamos percebido. Cada fotografia que fazemos deve ser olhada mais de uma vez, e não se deve apagar sumariamente uma foto sem antes apreciar se é o caso!
Para refletirmos sobre estas palavras, assistam a este pequeno vídeo, de Sean Tucker, que discute como imagens "simples" podem ser interessantes:

https://www.youtube.com/watch?v=K3C6Ov07Ees&t=3s

 (Para colocar legendas em português, veja AQUI)
 
A minha proposta para esta oficina: Nesta fala de 60 minutos, vou mostrar direções para as nossas atividades; os detalhamentos ficam por conta dos participantes, que devem acessar os textos, vídeos e materiais indicados.
 

 O assunto Fotografia é muito vasto para ser abordado de maneira ampla nesta pequena oficina. (Sugestão: leia um sobrevoo magnífico e sintético, https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia )
A partir da experiência que tive na oficina de pintura da Helena Ribeiro, proponho que antes de falar das câmeras dos celulares, de equipamento ou bases da fotografia, vou estabelecer dois caminhos para a realização prática de fotografias pelos participantes:

1 - Utilizando a câmera do celular no modo automático, vamos desenvolver imagens contemplando COMPOSIÇÃO E ENQUADRAMENTO. Veja o Power Point da apresentação no dia 24/10, segunda feira, onde dou explicações básicas para este item.
 
2 - Fotografia dentro do espírito da "Street Photography", a Fotografia de Rua, fazendo o nosso ponto de apoio no trabalho de Sean Tucker, e a fotografia com, utilizando imagens com luz natural como referência.
(Em ambos os casos utilizaremos luz natural.)
 
Sean Tucker mostra o potencial de um smartfone fotografando:
 
https://www.youtube.com/watch?v=FrHHcvio80E
(Para colocar legendas em português, veja AQUI)

Sean Tucker é um inglês radicado em Londres, e em seu site detalha o seu processo de trabalho. Utiliza uma pequena câmera "Point and Shoot" e também o celular. A essência dos procedimentos de Tucker é buscar a luz contrastante com sombras fortes, principalmente na parte da manhã, digamos entre o nascer do sol e até cerca de 10 horas da manhã, e à tarde, de cerca das 16 horas até o escurecer. Esses horários são uma aproximação, pois o que vale é qualidade da luz.
A feitura das fotografias nestas condições é sobretudo a preservação das altas luzes, ou seja, não superexpor as áreas mais iluminadas da cena, ignorando as sombras restantes.
O enquadramento da cena é que constrói a "proposta da fotografia".
Lidando com as sombras:

"Abraçando as sombras"

https://www.youtube.com/watch?v=lBAFTR2lScY

"Preservando as Altas Luzes"

https://www.youtube.com/watch?v=YJ7QGZYdJns

 
 (Para colocar legendas em português, veja AQUI)
 
Assim, na fotografia de rua, buscaremos um ponto de vista onde possamos encontrar contrastes de luz e sombras, e esperaremos a passagem de pessoas para fazer imagens, e trabalhá-las num pequeno exercício de pós-produção - Pós-produção: assunto que abordaremos mais para frente.
Os procedimentos:
1 - Primeiramente selecionar um local com sol e sombras profundas (entre o nascer do sol e até cerca de 10 horas da manhã; depois, entre 15:30 ou 16 hs até o ocaso)

2 - Esperar por ações interessantes, pessoas passando, etc; preparar a exposição para as altas luzes e fazer várias fotografias, variando cuidadosamente os valores de exposição.
 Fotografe, fotografe... e veja constantemente suas fotos e critique-as!
 
Os equipamentos, digitais, a preços cada vez menores, apresentam recursos cada vez mais sofisticados, com maior qualidade de imagem.
A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. E uma delas é o auto aprendizado da fotografia.
A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.
Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem.
 (Partes adaptados da Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia)
pennbra@yahoo.com
 
 (voltar)
 
 
Free Web Hosting