INI INTRO  BRECHÓ 3 4 5 6 7 8 9  10 10A  11 12  13  EXERCÍCIOS

 

 11 - DISTRIBUIÇÃO: TEU FILME CHEGA AO PÚBLICO

 

A distribuição mais popular hoje é pelas plataformas YouTube e Vimeo.

É só abrir uma conta e fazer o upload do seu filme. Há explicações detalhadas no site do YouTube. Você pode restringir o acesso, limitar o acesso a quem tenha o link, ou abrir a porteira e qualquer uma terá acesso ao seu trabalho.


Filmando, filme, filmado. Uma coisa tão sensível. Na França, uma lei recente proíbe os cidadãos de filmarem as ações violentas da polícia. Igualdade, Liberdade e Fraternidade...

E isso aconteceu porque todos nós (ou a maioria das populações) tem no bolso uma câmera, que pode filmar e distribuir o resultado imediatamente.

Agora convém lembrar que há espaços de visibilidade muito importantes, os FESTIVAIS. Atualmente a maioria está online, por causa da pandemia. Fez o filme, procure os festivais e mande. Para todos que for possivel. De repente, pode vir de retorno uma surpresa.

 Os dois sistemas mais populares de smartfone são o IOS (Apple) e Android (Vários fabricantes, dos quais destaco a Samsung)

Para filmar nos iPhones da Apple, o aplicativo de câmera que nela vem é muito bom. Dá para adquirir apps mais sofisticados, mas, para nossos exercícios, evite complicar a coisa. Para edição no IOS, o aplicativo iMovie é satisfatório e já vem com o telefone.

Para filmar com o sistema Android recomendo o aplicativo OPEN CAMERA, gratuito no Google Play. Para editar, recomendo ou o FilmoraGo ou o Filmix, ambos disponíveis para baixar no Google Play.

Separe um período do dia para se familiarizar com os aplicativos, tanto a câmera quanto ao editor. Tutoriais não faltam na web. Atenção para o formato: adotaremos o formato 16:9, que corresponde ao formato "wide screen" mais comum adotado. Veja neste guia, na página 13, os principais formatos.

 

A bateria da câmera deve estar carregada antes de começar a filmar. É bom ter de reserva um Power Bank com capacidade grande, dá para alimentar a câmera se a bateria cair.

Para fazer os trabalhos, é preciso ter disponível espaço no armazenamento do telefone. Para nossos trabalhos bastarão uns dois gigabytes.

E será necessário extrair do telefone o resultado para ou fazer upload para o YouTube ou Vimeo, ou então me enviar (se ficou grande, digamos acima de 20 megabytes, manda pelo WeTransfer, que envia de graça até 2 Gigabytes) para o email pennbra@yahoo.com.

(Ao filmar em 720p ao invés de Full HD, 1080p, reduz-se o tamanho dos arquivos e isso facilita tanto a edição quanto o upload/envio do filme resultante).

Quando terminar a filmagem do dia, faça uma cópia do material num notebook, e uma cópia de segurança num HD portátil. (no caso dos nossos exercícios, acho que não será necessário).

Filmar sempre na horizontal.

Segure a câmera firmemente, mas sem forçar a musculatura das mãos. Esteja consciente do enquadramento o tempo todo. Lembre-se da regra dos terços!

Não deixe a câmera cair! Você pode usar um lacre da nylon em volta do telefone, enquanto filma, com um barbante forte formando uma laçada em volta do pulso. É tosco, mas filmando de uma canoa no meio do rio, é paz de espírito…

Há à venda umas geringonças para segurar smartfones, algumas prometem estabilizá-la. A DJI tem um estabilizador, a Osmo Mobile, que funciona muito bem. MAS, as câmeras lançadas nos últimos cinco anos são muito estabilizadas, por uma combinação de estabilização mecânica e ótica, e
se você tiver uma mão razoavelmente firme, quase sempre dá para dispensar. Para usar com tripé, prefira um dispositivo de alumínio com rosca fixadora; os adaptadores para tripé com molas, feitas de plástico não são seguras. Eu uso pouco o tripé.

O smartfone, no seu bolso, sua câmera e estudio estão prontos para produzir!

  11
Free Web Hosting