INI INTRO  BRECHÓ 3 4 5 6 7 8 9  10 10A  11 12  13  EXERCÍCIOS

 
 

5 - FICÇÃO E DOCUMENTÁRIO

O que foi colocado anteriormente reflete a feitura de um filme de ficção.

Colocado assim, dá para ter uma idéia da complexidade de se fazer, no caso, um filme de ficção. Será o documentário mais fácil?

No documentário, uma vez estabelecido o assunto, o que vem pela frente é uma pesquisa sobre esse assunto, que é ampla: envolve textos, imagens, sons, filmes, vídeos (apresentando uma multitude de formatos), deslocamentos até os locais de interesse, à procura de informantes (depoentes) interessantes, articulados. Tudo isto é trabalho preparatório.

A equipe em geral é reduzida, e sempre em grande mobilidade. Um diretor, um fotógrafo, um produtor e um técnico de som. Isto é um ideal. Eu participei de muitos documentários como técnico de som, com um diretor fazendo câmera, e, muitas vezes produção também.

Depois de amealhada uma massa de material, filmado e de arquivo, vem a edição.

E muito material de arquivo tem que ser processado para ser editado.

Enfim apresenta também suas dificuldades.

Fazer filmes é uma atividade trabalhosa mas muito gratificante!

USO DA CÂMERA, COMPOSIÇÃO E ENQUADRAMENTO

Essencialmente, temos três enquadramentos fundamentais:

O Plano Geral – que estabelece o contexto (onde acontece a ação)

O Plano Médio – os participante(s) da ação

O Plano Próximo – Detalhe de um dos participantes da ação. (um objeto pode, também ser considerado um “participante” da ação.

Acesse o link do Studio Binder, e assista ao video FRAMING. Ele detalha muito as possibilidades de enquadramento. Até ao exagero, acho.
Tem legendas em várias línguas, inclusive em português, eu testei.

Os vários enquadramentos podem ser combinados com movimentos – e no mesmo Studio Binder tem um video chamado CAMERA MOVEMENT, igualmente detalha movimentos de câmera.

Uma coisa importante a ser observada, é desenvolver a capacidade de segurar com suavidade e firmeza a câmera (no caso o telefone), que é leve.

Sempre enquadrar na horizontal;

Pensar sobre o assunto que enquadra, e como é a estrutura da imagem gerada na tela do telefone.

É como fazer uma pintura, como organizar os elementos no quadro. Num quadro estático é mais fácil; quando envolve movimento, é necessário estabelecer o início e o fim do enquadramento, relativo ao movimento. Composição e Enquadramento

 5
Free Web Hosting