INI INTRO  BRECHÓ 3 4 5 6 7 8 9  10 10A  11 12  13  EXE

  INTRO

 Eu sou o David Pennington. É uma grande satisfação poder participar deste grupo. Genial a ideia da Rose e do Wagner, meus afilhados, de nos encantar com arte, especialmente com todos nós reféns desta pandemia que há de passar… o mais rápido possível, se Deus quiser.

Não tenho acompanhado amiúde as sessões todas, embora procure as postagens todos os dias, sempre encontrando preciosidades – e ainda tem o grupo dos Beatlemaniacos, que pra mim, nascido em Liverpool, me deixa em casa!

Estou envolvido em vários projetos atualmente. Mas a ideia de fazer esta oficina me encantou. Já que falamos de arte, que tal fazermos umas artes? Ministrei Fotografia e Som para cinema durante muitos anos, e o ensino do audiovisual foi a minha tônica.

Propor uma oficina de realização cinematográfica é um trabalho extenso. O que vamos mostrar são rudimentos básicos. Mesmo assim, é preciso passar uma quantidade muito grande de informações. Para viabilizar esta oficina, preparei este site, onde estou colocando um conjunto de informações da forma a seguir:

  • Textos sucintos comentando o audiovisual com dados básicos;
  • Hipertextos com dados de cursos que tenho ministrado;
  • Links para vÍdeos e textos na web;
  • Propor dois trabalhos utilizando estratégias mínimas;
  • Apresentar insumos para quem queira avançar na área;

Na certeza de que os participantes são proativos, e nesse sentido, meu objetivo não é “ensinar” a utilizar os aplicativos do telefone - há uma quantidade enorme de tutoriais na web, e quase todos podem ser traduzidos para o português, se for o caso; vamos fazer pequenos trabalhos para compreender processos de produção de filmes. Aproveito para justificar a palavra "filme", para o "vídeo digital", pois entendo que a convergencia entre filme e vídeo é uma realidade. Então, para mim em termos práticos significam a mesma coisa.

Além disso, vou manter o site ativo por um bom tempo durante 2021, colocando periodicamente novas informações e disposto a esclarecer dúvidas e trocar ideias com os participantes.

 

AGRADECIMENTO

A todos os Participantes da Oficina:


Agradeço publicamente aqui à postagem do Ary Handler, que, com palavras delicadas comentou a iniciativa do Wagner, citando nossa proposta de oficina.


Primeiramente reforço o que Ary falou sobre o Wagner. No meio desta pandemia, reuniu um grupo de discussão, que permitiu uma larga visão sobre aspectos de arte, que arrasta observadores, apreciadores e curiosos para visões e formas de viver diferentes de suas próprias, e ajuda a apoiar empatia e permitir abrigar diferentes visões de mundo sem conflito. E com essa possibilidade temos tido a oportunidade de contemplar muitas expressões artísticas variadas durante estes meses de isolamento.


Quanto à Oficina, depois que fiz a proposta, refleti sobre a dificuldade de desenvolvê-la num ambiente online. Não sendo possível abrir um conjunto de aulas expositivas, resolvi me ater a uma expressão básica, e por meio de um site com umas 15 páginas, trazer alguns elementos fundamentais sobre a feitura de um produto audiovisual, e propondo publicar os resultados e comentá-los.


Se por um lado me surpreendi coma quantidade de trabalhos que chegaram (eu esperava uns 10 ou 15), na última contagem em <RESUMO> (http://davidrodney.freeoda.com/RESUMOBAK.html), haviam 41 trabalhos postados (ainda falta uma deles, da Miriam Danowski, (perdi o prazo do link do WeTransfer).


Foi impressionante! Por outro lado, não fiquei satisfeito com os meus comentários, creio que poderiam ter sido mais aprofundados. Estou aprendendo a formatar oficinas online futuras.


De todo modo, foi um boa experiência, e as palavras do Ary afirmando que a oficina fê-lo mudar sua percepção de ver filmes me deixou muito contente e envaidecido.

Brasília, 20 de abril de 2021

Muito obrigado! David Pennington

 <pennbra@yahoo.com>


 
Free Web Hosting