INI INTRO  BRECHÓ 3 4 5 6 7 8 9  10 10A  11 12  13  EXERCÍCIOS  RESUMO
 Exercícios entregues: SANDRA RIBEIRO / ARY HANDLER / MIRIAM DANOWSKI / WAGNER MARTINS / ROSEMARY KEATING / MARCOS RODRIGUES / ROBERTO MATTIELLO / CARLOS TERRANA / JACQUELINE LOW-BEER / HELENA RIBEIRO / EPHIM SHLUGER / TUTA MAGALDI / REGINALDO ALCANTARA / VICTOR PENNINGTON / DAVID PENNINGTON

 Participante

 Comentários

 ARY HANDLER

ARCA-RUSSA
 

 Inicia-se com um travelling vertical que revela a paisagem externa, e somos surpreendidos por uma parada seguida de um som característico: é a chegada ao térreo de um elevador panorâmico.

Na sequencia temos uma caminhada por um lobby de hotel, amplo, com uma decoração típica, que se reporta também a um arquitetura kitsh de shopping.

Em certo ponto da caminhada, há uma estante de púlpito, provavelmente um menu de restaurante; a câmera dá uma "bicada" no espaço do restaurante, mas não informa muito mais.

Logo depois, há um outro espaço que parece ser uma adega, ao lado da qual há uma lousa com alguma coisa escrita. Eu quero ler essa lousa, mesmo que seja numa língua que eu não entenda, mas a câmera me ignora e segue em frente. Logo em seguida aparece uma garoto tentando dialogar com a câmera, brincando com as mãos. Mas a câmera não negocia com ele.

Chegamos a um local cuja arquitetura reafirma esse espaço que remete a um shopping; mas é, na verdade um hotel? Um hotel com shopping?

Surgem duas moças, parecem ser um adorno no saguão. A câmera segue. Chegamos a um balcão, e uma recepcionista, ocupada pelo telefone, num breve intervalo reconhece a câmera, um tanto tímida. Responde a um "Olá!" com um sorriso, o rosto em primeiro plano, e a sequencia acaba.

Bem solucionado, a trajetória é descritiva, o movimento de câmera é tremido, consegue trazer ao espectador uma desse espaço de lazer industrial, o final é agradável e interessante.

O que eu gostaria além:

Uma redução do tremor da câmera: andar e filmar aom mesmo tempo é um desafio, mesmo para profissionais. Às vezes temos que refazer planos, pois é necessário avaliar bem a trajetória, usar um calçado que favoreça, um celular que tenha mais estabilidade (e em alguns deles, ligar a estabilização do aplicativo), utilizar um estabilizador tipo DJI Mobile 2 ou 3 (lembrando que as últimas câmeras da Apple, 6S pra frente, apresentam notavel melhoria na estabilidade). É preciso treinar para pisar macio e filmar ao mesmo tempo!

Alguns detalhes que eu, como espectador, gostaria de ter mais informações: aquela primeira área à direita, juntamente com aquele livro ou menu na estante; os dizeres da lousa, e uma visão pouquinho mais demorada da adega; que a câmera fizesse um jogo com aquele menino!

E no plano final, ter demorado um pouquinho no rosto da recepcionista, de sorriso muito simpático!

Satisfez plenamente a proposta.

 

 Bonjour relata a trajetória de um cavalheiro pelas ruas de São Paulo Capital, onde nos mostra como chegar a boulangerie, para adquirir seu pão francês, garantindo um desjejum diferenciado. Bem resolvido, uma narrativa enxuta, com destaque para os aspectos da urbe no seu caminho, e a presença simpática da dona da padaria, a Fafá.

Satisfez expressivamente a proposta.

 
 (ENSAIO PARA TRANSFORMAR UM POWER POINT EM VÍDEO)
Free Web Hosting